19 de mai. de 2011

Prefeitura e moradores analisam áreas de risco nos bairros



São Bento do Sul - Teve início no último dia 17 (terça-feira) o projeto denominado “Mapeamento de Áreas de Risco Sob o olhar da Comunidade”. Numa iniciativa da Prefeitura de São Bento do Sul, realizada através do departamento de Defesa Civil, o projeto visa recolher informações junto aos moradores quanto aos possíveis riscos que eles estão submetidos no entorno das suas residências. Para melhor aproveitamento, a pesquisa será feita diretamente nos bairros e em reunião com moradores locais serão discutidas as evidencias e na sequência elaborado relatório. Sendo assim a primeira reunião aconteceu no bairro Alpino com o apoio da Associação de Moradores da localidade.

Segundo o Diretor da Defesa Civil Aluísio Moreira a reunião foi muito proveitosa. “Apesar de uma noite fria muitos moradores prestigiaram a reunião e manifestaram suas preocupações quanto aos riscos existentes no bairro”, comentou. Todas as solicitações foram registradas e a próxima fase consiste na verificação in loco. “Vamos fazer um serviço de campo para confirmar e enquadrar estes riscos conforme a tabela do CODAR -Codificação de Desastres, Ameaças e Riscos da Secretaria Nacional da Defesa Civil”, detalhou o diretor.

Aluísio explicou ainda que as reuniões nos bairros tem o objetivo de identificar e determinar ações de acordo com os pontos e sugestões levantadas pelos moradores. “Os mapas de risco são elementos determinantes para o planejamento e gestão dos riscos de desastres na cidade, precisamos elaborar um plano de contingência simplificado por bairro onde cada cidadão sabe exatamente o que fazer e quando fazer em uma situação de catástrofe. A prevenção ainda é a melhor opção”, completou.

Em nome da USBAM- União São-bentense das Associações de Moradores o presidente Francisco Idalécio de Lima Venção falou da importância do projeto e do apoio da entidade para a realização desta consulta popular em todos os bairros de São Bento do Sul. A reunião contou ainda com a presença dos representantes do CONSEG – Conselho de Segurança setor II, Abel Volinguer dos Santos e Luiz Carlos Pedrozo, os quais fizeram um breve relato do que é o CONSEG e de que forma a população pode solicitar apoio no quesito segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário