9 de mai. de 2011

Programa de reciclagem entregou mais cinco computadores




Cinco entidades receberam a doação de um computador por meio do programa Recicla CDL. O programa consiste na reciclagem de eletrônicos e é uma inciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Bento do Sul (CDL), em parceria com a Prefeitura, através do departamento de Defesa Civil. A entrega aconteceu nas dependências da CDL e contou com a presença do diretor do departamento de compras Jaime Fuck representando o prefeito Magno Bollmann, do presidente da CDL Orlando Torrinelli e do diretor de Defesa Civil Aluísio Moreira.
A parceria para recolhimento de eletrônicos completa nove meses e desde então já foram retirados de circulação mais de seis toneladas de equipamentos. “O material eletrônico, em alguns casos, contem dispositivos que com o tempo liberam material agressivo ao homem, além disso também tem a questão do armazenamento, o material já descartado fica guardado nos cantos das residencias e empresas sendo nocivo ao meio ambiente e um problema sério em caso de desastres ambientais como enxurradas, por exemplo”, explica Aluísio.
Todo o montante de e-lixo (lixo eletrônico) recolhido na cidade é encaminhado para a empresa Compuciclado de Florianópolis, que desmonta e faz a reciclagem dos componentes dos descartados. A cada caminhão carregado de material eletrônico repassado à empresa, a cidade recebe um computador para doar a uma entidade cadastrada antecipadamente. “O programa além de contribuir com a preservação do meio ambiente também tem o objetivo social e encaminha esses computadores para entidades, as quais poderão utilizá-los nos afazeres do dia a dia”, afirma Moreira.
Os cinco computadores foram repassados para a Associação São Francisco de Assis (Asfa), Rede Feminina de Combate ao Câncer, Associação Beneficente Comunitária, Associação Espirita Chico Xavier e Grupo Hip Hop X Style. Segundo Orlando Torrinelli o programa continua e a parceria entre a CDL e Prefeitura contribui para o sucesso do programa. “Imagina esses cinco caminhões de e-lixo jogados no centro da cidade, por isso que existe a necessidade de fazer a coleta e retirar os materiais eletrônicos sem serventia das casas e comércios do município”, frisa Torrinelli.
Como participar

Quem tiver qualquer material eletrônico fora de uso e quiser fazer a doação, pode entrar em contato com a Defesa Civil, através do telefone 199, que a mesma fará a coleta na residência ou empresa. Os materiais entregues devem estar fechados (parafusados). Até completar a carga, todos os equipamentos estão sendo organizados em um galpão. Aluísio destaca os benefícios para a cidade com a retirada desses materiais. “Se o eletrônico esta estragado, não tem mais conserto, ou mesmo algo que não esteja mais sendo usado, não deve ser jogado no lixo comum, ligue para a Defesa Civil que vamos buscar”. São considerados lixo eletrônico materiais como monitor de computador, celulares, vídeos, dvds, placas eletrônicas diversas, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário